..

2010/11/07

Jiptara militar no Batalhão do Serviço de Transportes


As 3 fotografias que apresentamos hoje são um importante documento histórico, pois são relativas a um Jiptara militar que foi fotografado em finais dos anos noventa no então Batalhão do Serviço de Transportes, situado no Campo Grande, durante as comemorações do dia da unidade.
Este Jiptara, bem como outras viaturas que estiveram expostas, faziam parte do Museu do Depósito Geral de Material de Guerra.

Quando este Jiptara de instrução com a matrícula MG-50-47 foi fotografado, já não estava ao serviço de nenhuma unidade do Exército, desconhecendo-se o seu paradeiro actual.
Esperamos que não seja um dos exemplares que estavam numa sucata e que já aqui mostrámos.
Nas fotografias há três pormenores que destaco:
- O facto de podermos ver integralmente como era a capota (até à data só se conheciam fotos da estrutura da capota ou da parte da frente do veículo);
- A matrícula ser do "Ministério da Guerra" e não uma matrícula "civil" (como parece ter acontecido no exemplar com a matrícula HL-52-76);
- O facto de existir uma almofada no banco da frente (seria fixo e não dava para ajustar?...).

Agradeço a Luís Costa - um estudioso dos veículos militares (especialmente dos usados em Portugal) - pela cedência das fotografias e das informações (muito obrigado!).

1 comentário

Anónimo disse...

Esta viatura está no Entroncamento a apodrecer.

Enviar um comentário